Página Inicial / Notícia /

Câmara Municipal de Santana do Piauí realiza 4º Sessão Ordinária

Vereadores santanenses aprovam projetos na Câmara

16/04/2013 - João Rodrigues

Vereador Chico Pedro / Foto: João Rodrigues

Aconteceu sexta – feira ( 12 ) de abril, a 4º Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Santana do Piauí. A Sessão contou com as presenças de 8 dos 9 vereadores que compõe o legislativo santanense.

Depois da abertura da Sessão pelo vereador e presidente da Câmara Francisco Raimundo de Moura ( Chico Borges ) PSB, foi dado início a os discursos na tribuna.

O líder da oposição na câmara vereador Francisco Pedro de Sousa ( Chico Pedro ) PR, em seu discurso, questionou a distribuição das cisternas do programa Água Para Todos no município e pediu mais critério na seleção dos beneficiários.

O vereador Chico Pedro também comentou sobre as Comissões Permanentes que segundo ele, tem como um dos objetivos examinar matérias em tramitação na Câmara. Para concluir o vereador apontou a falta de documentos, como um dos entraves para  melhor desempenhar o trabalho no legislativo.

O vereador Francisco José de Carvalho ( Francisquinho ) PSD,  em seu discurso, lamentou a não aprovação do seu projeto, apresentado na Sessão anterior, que pedia que as  Sessões fossem realizadas na 1º e 3º sexta – feira de cada mês e não nas duas primeiras como atualmente. Mesmo assim Francisquinho disse não guardar mágua de nenhum de seus colegas vereadores.

O Parlamentar citou o colega irmão Suel, que segundo ele, tem enfrentado dificuldades de conciliar a função de vereador com o trabalho de caminhoneiro no tocante à presença nas Sessões.

Ele também falou sobre uma audiência  pública no município para debater o abastecimento d”água em Santana. Para ele é preciso melhorias no fornecimento.

 

Polêmica

O vereador Francisco João de Brito( João Chico) PSD, ao usar a tribuna, falou de seus requerimentos pedindo melhoria na ladeira do Barro e ampliação do Cemitério de Breginho, ( aprovados no final da Sessão). Em suas palavras, o parlamentar, respondeu aos questionamentos do colega Chico Pedro em relação à distribuição das cisternas do Programa Água Para Todos no município, segundo ele, todo o trabalho será fiscalizado.

Finalizando, João Chico, teceu comentários sobre o Requerimento do vereador Francisquinho pedindo alteração na última data da Sessões. Segundo ele, o projeto deveria ter sido apresentado pelo vereador Irmão Suel e não pelo colega Francisquinho. “O vereador foi eleito para está na Câmara e representar o povo”, disse.

 

 

Para a vereadora Francinalva de Carvalho Brito Leal ( PSB ),  o pedido do vereador Francisquinho, para a mudança da data de uma das Sessões deve ser refletido melhor pelos demais colegas. Para ela as necessidades de cada Parlamentar devem ser respeitadas.

 

 

 

 

 

O vereador Antônio Joaquim Leal ( Antônio de Hercília ) PMDB, apresentou seus projetos pedindo a ampliação do calçamento da Rua Francisco Xavier, na sede do município,  e a ampliação da iluminação pública do povoado Engano dos Porém, ( aprovados no final da Sessão).

 

 

 

 

 

Extraordinária

Na sexta – feira dia 12 de abril, aconteceu também uma Sessão extraordinária para aprovação das comissões da Câmara.

 

 

Mais

 

 

 

 

Depois do expediente, o Presidente da casa Francisco Raimundo de Moura ( Chico Borges ) PSB, concedeu entrevista ao SANTANA HOJE, e falou da entrega aos vereadores da Identidade Funcional do Legislativo e das placas de identificação para cada Parlamentar.

 

 

 

Prédio próprio

Questionado sobre a intenção de construir um prédio próprio para abrigar o parlamento santanense, ele respondeu: “faltam recursos”. Segundo Chico Borges o prédio atual é alugado por 450 reais mensais com contrato de um ano.

Educação

Perguntado sobre o fechamento da U. E. Moura Rodrigues na comunidade Lagoa dos Marcelinos, reduto eleitoral do vereador, ele respondeu: Fui informado extra - oficialmente que faltam alunos.

Projetos

Para finalizar Chico Borges prometeu apresentar na Câmara dois requerimentos, um pedindo a ampliação e iluminação do cemitério de Lagoa dos Marcelinos e outro pedindo a iluminação do Cemitério de Lagoa Seca.