Página Inicial / Notícia / Geral

Incêndio interdita PI-375 em Santana do PI

Por volta das 16h, era praticamente impossível motoristas e motociclistas fazem o trajeto. Motos e carros ficaram estacionados na faixa asfáltica, só alguns aventureiros se arriscavam em romper a cortina de fumaça com seus

07/08/2021 - João Rodrigues

/ Foto: João Rodrigues

As chamas e a fumaça de um incêndio interditaram na tarde deste sábado (07), a PI-375, a via estadual que interliga os municípios de Santana do Piauí e Picos, na altura do trecho conhecido como Veredas, a cerca de 01km, da sede do município santanense. Por volta das 16h, era praticamente impossível motoristas e motociclistas fazem o trajeto. Motos e carros ficaram estacionados na faixa asfáltica, só alguns aventureiros se arriscavam em romper a cortina de fumaça com seus veículos.

O fogo no mato teve início no final da manhã desta sexta-feira (06), à margens da PI-375, nas proximidades da comunidade Queimada da Ema e segue incontrolado pelas encostas da Serra do Tanque, deixando um rastro de destruição na fauna e na flora nativas. As chamas aquecidas pelas altas temperaturas do semiárido e sopradas pelos ventos secos da região, além de queimar a vegetação seca, também destrói áreas agrícolas. Roças e áreas de pastagens estão sendo incineradas. Sem cercas criadores já fazem os traslados de seus rebanhos das propriedades atingidas para outros pontos do município.

Áreas apícolas também estão sendo ameaçadas pelo incêndio.

Nos últimos anos o município de Santana do Piauí vem sofrendo com constantes incêndios, o crime ambiental tem modificando drasticamente a geografia local.

Mesmo com o trabalho de conscientização ecológica desenvolvido pela atual gestão municipal, os incêndios ainda persistem.

Veja as imagens: