Página Inicial / Notícia / Política

Veja cobertura da posse dos vereadores eleitos em Santana do PI e conheça os membros da nova mesa diretora da câmara

Os parlamentares foram diplomados pela Justiça Eleitoral em (17/12/20).

02/01/2021 - João Rodrigues

/ Foto: João Rodrigues

Aconteceu na tarde desta sexta-feira, 1º de Janeiro de 2021, a posse dos vereadores eleitos em Santana do Piauí, no último dia 15 de Novembro de 2020. A cerimônia foi realizada na quadra coberta do Poliesportivo Chiquinho Borges, com início às 17h e 30min. Na ocasião também foram empossados a prefeita reeleita Maria José (Progressistas) e seu vice Neli Borges (PTB).

Os parlamentares foram diplomados pela Justiça Eleitoral em (17/12/20).

Vereadores empossados com a prefeita Maria José e vice Neli Borges

Após a posse dos parlamentares para a 8ª legislatura do município para o quadriênio 2021-2024, foi realizada a eleição para a mesa diretora da câmara municipal, com duas chapas registradas. A primeira encabeçada pelo vereador Marcos Vinícius (MDB), tendo como vice Clarete Rabelo (Progressistas), e 1º secretário Francisco Carvalho, o Francisquinho (Progressistas), representando a bancada governista. Já a segunda chapa teve como candidato a presidente o parlamentar Ismael Borges (PSD), vice Elenilza Gabriel (PSD) e 1º secretário João de Deus Almeida, o Deuzinho (PSD), representando o bloco oposicionista.

Após votação secreta e apuração de sufrágio foi confirmada a vitória da chapa governista para o biênio 2021-2022, que obteve seis dos nove votos do pleito.

MESA DIRETORA: Francisquinho, Marcos Vinícius e Clarete Rabelo

Logo em seguida ao ato de posse foi celebrada Missa em ação de graças na Igreja Matriz de São Pedro, centro de Santana do Piauí. A cerimônia religiosa foi presidida pelo Pe. José Mairton.

Marcos Vinícius (MDB) 

O vereador Marcos Vinícius (MDB), agradeceu o apoio recebido de seus colegas de bancada na eleição para a mesa diretora da câmara. Citando o nome de cada parlamentar, agradeceu os votos que lhe deram a vitória para a presidência do Legislativo municipal.

Marcos Vinícius destacou que, na condição de presidente do Legislativo, irá promover o diálogo entre as bancadas governista e oposicionista da câmara e estreitar as relações entre os poderes Legislativo e Executivo, visando o desenvolvimento de Santana do Piauí.

Clarete Rabelo (Progressistas)

A vereadora Clarete Rabelo (Progressistas), agradeceu a confiança recebida dos demais vereadores governistas, que lhe rendeu a vitória como vice-presidente do Poder Legislativo municipal. A parlamentar também agradeceu a Deus e a seus apoiadores, que lhe reconduziram ao parlamento municipal.

“A campanha eleitoral passou e nosso objetivo agora é legislar para todos os santanenses, independente de opção partidária”, destacou a vereadora.

Clarete pontuou que irá honrar cada voto recebido de seu eleitores e em parceria com o Executivo, procurar fazer mais por Santana.

Francisquinho  (Progressistas)

O vereador Francisco Carvalho, o Francisquinho (Progressistas), agradeceu os votos recebidos para 1º secretário da mesa diretora da câmara e se disse feliz em ser reempossado como vereador.

Francisquinho, conhecido como o vereador de Nossa Senhora Aparecida, pela sua devoção à Santa, Mãe de Jesus Cristo e Padroeira do Brasil, exerceu sua primeira legislatura, de 2013 à 2016, esteve secretário de saúde na primeira gestão da prefeita Maria José, e no último dia 15 de Novembro de 2020, foi eleito para seu segundo mandato na câmara municipal.

O vereador governista também se disse honrado em compor a mesa diretora da câmara ao lado do presidente Marcos Vinícius e da vice Clarete Rabelo, assim como em fazer parte da base aliada da prefeita Maria José.

Francisquinho finalizou garantindo que na câmara irá aprovar todos os projetos e requerimentos que venha ao encontro dos anseios da coletividade santanense.

Elenilza Gabriel (PSD)                                                                                                            

Elenilza Gabriel (PSD), agradeceu aos eleitores que lhe garantiram um primeiro mandato na câmara municipal, em especial ao seu pai, sanfoneiro Zé Gabriel, pela inspiração de vida e apoio incondicional a seu ingresso na vida pública.

A vereadora prometeu que, na câmara municipal, irá honrar todos os votos confiados à sua pessoa.

“O que tiver ao meu alcance para a melhoria do município e para o bem estar da população será feito”, concluiu a vereadora oposicionista.

Ismael Borges (PSD)

O vereador Ismael Borges (PSD), emocionado, agradeceu a Deus e a seus eleitores por ter sido eleito para seu primeiro mandato na câmara municipal.

O parlamentar oposicionista conclamou os demais vereadores para que, nos próximos quatro anos, trabalhem juntos, pelo desenvolvimento de Santana do Piauí.

Ismael Borges (PSD), finalizou desejando sorte à prefeita Maria José e ao vice Neli Borges.

Ricardo Rodrigues (PTB)

O vereador Ricardo Rodrigues (PTB), agradeceu a Deus, familiares e apoiadores pela conquista de seu segundo mandato na câmara mnicipal.

O parlamentar garantiu que na casa legislativa ira aprovar todos os projetos e requerimentos em defesa dos munícipes.

João Guilherme (MDB)

O vereador João Guilherme (MDB), disse que seu sonho é ajudar o máximo de pessoas possível, e segundo ele, esse ideal lhe motivou a entrar na política.

O parlamentar eleito para seu primeiro mandato na câmara municipal, se colocou à disposição da coletividade santanense para votar e aprovar projetos em prol do município.

O vereador conclamou a população a participar das sessões do Legislativo e cobrar melhorias de seus representantes.

Deuzinho (PSD)

O vereador oposicionista João de Deus Almeida, o Deuzinho (PSD), eleito para seu segundo mandato no Legislativo municipal, garantiu que continuará defendendo os direitos do povo sananese.

Deuzinho também defendeu a união de todos os vereadores em prol do município.

O parlamentar, pontuou se colocando, mais uma vez, à disposição do povo santanense.

Antônio de Hercília (Progressistas)

O vereador e ex-presidente da câmara municipal, Antônio de Hercília (Progressistas), reeleito para seu terceiro mandato na casa legislativa, defendeu a manutenção do diálogo entre vereadores e Executivo, para a defesa do município.

“Com a união entre Legislativo e Executivo, só quem ganha á a população santanense”, defendeu o vereador.