Página Inicial / Notícia / Política

Maria José e Neli Borges são empossados prefeita e vice em Santana do PI

A Prefeita reeleita de Santana do Piauí, Maria José (Progressistas), e seu vice-Prefeito eleito Neli Borges (PTB), foram empossados, em seus respectivos cargos, nesta sexta-feira 1? Janeiro de 2021. A solenidade aconteceu, a partir das

02/01/2021 - João Rodrigues

Prefeita Maria José e Neli Borges / Foto: João Rodrigues

A prefeita reeleita de Santana do Piauí, Maria José (Progressistas), e seu vice-prefeito eleito Neli Borges (PTB), foram empossados, em seus respectivos cargos, nesta sexta-feira 1º Janeiro de 2021. A solenidade aconteceu, a partir das 17h e 30min, nas dependências do Ginásio Poliesportivo Chiquinho Borges, centro da cidade.

A prefeita Maria José (Progressistas) foi reeleita, para segundo mandato, nas eleições municipais de (15/11/20), pela coligação “Uma Santana Melhor para Todos” formada pelo Progressistas, PTB e MDB. A Prefeita e seu vice-prefeito Neli Borges foram diplomados pela Justiça Eleitoral em (17/12/20).

Antes da posse de prefeita e vice, foram empossados os nove vereadores eleitos para a oitava legislatura do município, 2021- 2024. Após posse dos parlamentares foi realizada eleição para presidência da mesa diretora da câmara municipal, biênio 2021-2022.

Duas chapas concorreram à presidência do Legislativo santanense, a primeira encabeçada pelo vereador Marcos Vinícius (MDB), tendo como vice Clarete Rabelo (Progressistas), e 1º secretário Francisco Carvalho, o Francisquinho (Progressistas), representando a bancada governista. Já a segunda chapa teve como candidato a presidente o parlamentar Ismael Borges (PSD), vice Elenilza Gabriel (PSD) e 1º secretário João de Deus Almeida, o Deuzinho (PSD), representando o bloco oposicionista.

Após votação secreta e apuração de sufrágio foi confirmada a vitória da chapa governista, que obteve seis dos nove votos do pleito.

Mesa diretora eleita 

Após empossado no cargo de vice-prefeito, Neli Borges (PTB), agradeceu a Deus e à população santanense pela vitória obtida pelo voto popular na eleição municipal de (15/11/20).

Vice-prefeito Neli  Borges (PTB)

Neli Borges também lembrou a trajetória política e morte prematura de seu irmão Chico Borges, prefeito eleito de Santana do Piauí, no pleito municipal de 2016. Chico Borges morreu em acidente automobilístico na manhã de 1º de Janeiro de 2017, horas antes de sua posse como prefeito municipal, quando trefegava pela PI-375, via estadual que interliga as cidades de Santana do Piauí e Picos.

Com a morte de Chico Borges, sua então vice-prefeita eleita, Maria José, assumiu a gestão do município.

Para Neli Borges, a trajetória política de Chico Borges lhe motivou a ingressar na vida pública.

O vice-prefeito ainda destacou a austeridade da primeira gestão da prefeita Maria José e garantiu que, ao lado da gestora reeleita, Santana do Piauí irá avançar ainda mais.

Neli Borges pontuou conclamando um pacto entre Executivo e Legislativo em defesa do povo santanense.

“Que divergências políticas não atrapalhem o trabalho desenvolvimentista da gestão municipal”, concluiu.

Prefeita Maria José (Progressistas)

Após tomar posse para seu segundo mandato, como prefeita de Santana do Piauí, Maria José (Progressistas), também agradeceu a vitória conquistada nas urnas, no último pleito eleitoral de (15/11/20).

Maria José (Progressistas), também saudou os vereadores empossados, em especial, a nova mesa diretora da câmara municipal, e defendeu a manutenção da parceria entre Executivo e Legislativo, pelos próximos quatro anos, em benefício da comunidade santanense.

Maria José (Progressistas), garantiu, que, a exemplo do primeiro, seu segundo mandato, à frente da prefeitura de Santana do Piauí, será pautado na austeridade fiscal e responsabilidade social, fazendo mais com menos.

A progressista atribuiu sua reeleição a um estilo diferente de fazer política, implantado no município, ainda em sua primeira gestão. Segundo a gestora a nova forma de governo, pautada na austeridade, compromisso, responsabilidade e honestidade, tirou o município do ostracismo político e tornou Santana conhecida em todo o Piauí.

A prefeita recém empossada defendeu que a nova política implantada por sua gestão em Santana do Piauí, impulsionou o crescimento econômico do município e aumentou a autoestima do povo santanense.

Maria José (Progressistas), também lembrou do prefeito eleito Chico Borges, para ela seu então parceiro ficará para sempre na memória do povo santanense por sua contribuição com os destinos políticos do município.

“É hora de renovar o chamado, a Santana do futuro já começou, que Deus nos ilumine, e meu muito obrigado”, concluiu a prefeita.

Prefeita Maria José (Progressistas)

Após o ato de posse foi realizada Missa em ação de Graças na igreja Matriz de São Pedro, entro de Santana do Piauí. A celebração foi presidida pelo Pe. José Mairton.

Secretariado

No final do ato religioso, Maria José (Progressistas), adiantou nomes de seu secretariado: Administração, Ionara Holanda, Saúde, Layrton Carvalho, Finanças, Aurino Rodrigues, Educação, Maria Inês Rocha, Esportes, Neilton Mateus, Obras, José Leal, e Agricultura, Netinho Moura. De acordo com a gestora a posse dos novos secretários será realizada na segunda-feira (04/01), as 09h, em seu gabinete.