Página Inicial / Notícia / Saúde

Secretário de Saúde de Santana do PI destaca trabalho da pasta durante pandemia

De acordo com o gestor, a batalha contra a nova infecção no município, vem acontecendo, em especial, através da somatória de esforços da Secretaria de Saúde, via Vigilância Sanitária e equ

24/12/2020 - João Rodrigues

Layrton Carvalho, secretário de Saúde / Foto: João Rodrigues

A Prefeitura de Santana do Piauí, administrada pela prefeita Maria José (Progressistas), através da Secretaria de Saúde, vem realizando trabalho de prevenção e combate ao Coronavírus, causador da Covid-19, como barreiras sanitárias, pulverização de espaços públicos e residenciais, decretos contra aglomerações e visando o distanciamento social, orienações sobre uso de máscara e higienização com álcool em gel, denre outras medidas.  Este trabalho foi destacado pelo secretário da pasta Layrton Carvalho. De acordo com o gestor, a batalha contra a nova infecção no município, vem acontecendo, em especial, através da somatória de esforços da Secretaria de Saúde, via Vigilância Sanitária e equipes de apoio da Saúde da Família.

“Desde o início da pandemia de Coronavírus em Santana, a gestão municipal, através da Secretaria de Saúde, em parceria com a Vigilância Sanitária e equipes de apoio da Saúde da Família, vem desenvolvendo um trabalho preventivo e de combate à Covid-19. Estamos realizando monitoramento dos casos para evitar que a infecção se propague, ainda mais, no município. Este trabalho é baseado na conscientização da população, através de decreto, informações, presencial ou nas mídias sociais, uso da máscara, distanciamento social e barreiras sanitárias”, destacou o secretário.

Para o secretário de Saúde, a população santanense tem assimilado as orientações da pasta na prevenção e combate ao Coronavírus. Layrton classificou a receptividade da população, em relação às ações do município contra a Covid-19, como satisfatória e produtiva.

Em relação ao aumento de casos de infecção por Coronavírus no município, o secretário atribuiu à falta de respeito às orientações sanitárias, em especial, no tocante ao distanciamento social, por parte de uma parcela da população.

Layrton Carvalho também destacou a capacidade do município, em atender a procura popular por testes rápidos para comprovar ou descartar infecção por Covid-19. De acordo com ele as Unidades Básicas do Município, estão aptas à atender a essa demanda.

“As nossas equipes de Saúde da Família estão trabalhando de forma intensa no tocante a realização de testes rápidos, monitoramentos e orientações como um todo. Os testes rápidos são feitos todas as semanas de forma organizada, para que as pessoas saibam se estão ou não com Covid-19”, disse o secretário.

Layrton Carvalho pontuou reforçando o pedido à população no tocante ao isolamento social, uso de máscara e higienização das mãos com álcool em gel ou água e sabão. O secretário pediu também que, em caso de sintomas, o suspeito procure o centro de saúde mais próximo, possibilitando o tratamento precoce da infecção para salvar vidas e evitar que o vírus se propague.