Página Inicial / Notícia / Esporte

Picos Pro Race cumpre percurso em Santana do PI; Veja!

Neste domingo (13/12), sob as bênçãos se Santa Luzia, mais de oitocentos e cinquenta atletas, oriundos de vinte Estados brasileiros e de três países, sendo eles Bolívia, Portugal e Suíça, passaram

13/12/2020 - João Rodrigues

Atletas do Picos Pro Race / Foto: João Rodrigues

A cidade de Santana do Piauí se tornou a cidade de todas as nações. É que o jovem município de apenas 28 anos de emancipação política e com cerca de 4.552 habitantes, faz parte da rota da Picos Pro Race, maior evento de mountain bike do norte/nordeste brasileiro. Neste domingo (13/12), sob as bênçãos de Santa Luzia, mais de oitocentos e cinquenta atletas, oriundos de vinte Estados brasileiros e de três países, sendo eles Bolívia, Portugal e Suíça, passaram por terras santanenses.

De acordo com Daniel Freitas, organizador do evento esportivo, a Picos Pro Race leva o nome do Piauí, Brasil a fora, além de incrementar a economia do Estado. Segundo ele, no final de semana do evento, o torneio chega a gerar na economia estadual mais de Três Milhões de Reais.  

Daniel Freitas

A importância de Santana do Piauí para a Picos Pro Race

Conforme Daniel Freitas, com o passar dos anos a cidade de Santana do Piauí se tornou o ponto principal do evento, o coração da prova de mountain bike. “Dentro do território santanense alocamos toda a logística da prova, facilitando para as equipes de apoio. Passamos duas vezes pelo município, ida e volta. Os atletas pedem Santana do Piauí no percurso, Santana é a casa da Picos Pro Race”, destacou ele.

Apoio da gestão municipal à Picos Pro Race

O organizador da prova destacou o apoio da prefeita Maria José (Progressistas), para com a realização do evento de mountain bike. “Santana tem uma importância muito grande para a Picos Pro Race, por todo o apoio dado e toda a estrutura que oferece para os atletas. “Agradecemos, mais uma vez, a parceria da prefeita Maria José, e sem dúvidas, todos os anos, a prova vai estar passando por aqui”, garantiu Freitas.

Premiação

A premiação dos atletas também foi abordada por Daniel Freitas. Segundo o organizador da Picos Pro Race, na edição 2020 os atletas distribuídos do 1º ao 5º lugar, serão brindados com troféus. De acordo com ele, devido a pandemia de coronavírus, o maior prêmio que a prova pode dar a os atletas participantes é a realização do evento com auto nível, segurança e responsabilidade, seguindo todos os protocolos exigidos pelos organismos de saúde para a não proliferação da COVID-19.

Percurso deste domingo

Os atletas participantes da Picos Pro Race 2020, largaram neste domingo (13/12), da cidade de Picos, passando por Santana do Piauí, ida e volta, e São José do Piauí, retornando para Picos, em um percurso de 96Km e mais 1.900 metros de subidas acumuladas.

A prova foi realizada nos dias 12 e 13 de Dezembro.

Alberto Luís

O diretor de provas da Picos Pro Race, Alberto Luís, também destacou o apoio dado pelo poder público do município de Santana do Piauí, na etapa da prova deste domingo (13/12).

“A importância de Santana do Piauí é o grande apoio que a Picos Pro Race recebe da prefeitura, do poder público, dando suporte a todos os atletas”, destacou ele.

Chicão

Chicão, responsável pela equipe Catraca de Teresina, capital piauiense, destacou a importância do apoio recebido pela Picos Pro Race em Santana do Piauí.

“Picos Pro Race é uma das maiores provas do norte/nordeste, uma prova maravilhosa, a organização é perfeita e Santana do Piauí tá de parabéns, sempre participando desse circuito aqui, e aqui sempre tem um ponto de apoio muito importante”, destacou.

Chagas

Chagas, responsável pela equipe CBA de Caxias, estado do Maranhão, destacou a importância do percurso da Picos Pro Race em Santana do Piauí, de acordo com ele as subidas são desafiadoras.

“Santana do Piauí está de parabéns, aqui é sinônimo de sofrimento, é uma cidade maravilhosa, mas o nome é bem temeroso para os ciclistas, quando se fala que tem que vir pra cá a turma teme, mas a cidade é maravilhosa, sempre bem receptiva como nunca, e agente gosta daqui, agente gosta desse sofrimento e não vamos correr não, do desfio não. Santana que nos aguarde por muitos e muitos anos, é interesse nosso está aqui todo ano”, garantiu ele.

Neilton Mateus

O Secretário de Esportes de Santana do Piauí, Neilton Mateus, destacou o apoio dado pela prefeitura municipal, através de sua pasta. Segundo o desportista a Picos Pro Race já está no calendário de eventos esportivos do município.

“Nos últimos anos nossa cidade se tornou rota para a Picos Pro Race, e a gestão da prefeita Maria José, através das secretarias municipais, dentre elas a de Esportes, vem dando todo o apoio logística para a prova em terras santanenses. Nosso objetivo é incentivar o esporte com vistas no hoje e no amanhã”, destacou o secretário.

Apoio logístico

A prefeitura de Santana do Piauí, administrada pela Prefeita Maria José (Progressistas), através das secretarias municipais, contribuiu com apoio logístico durante realização da prova dentro do território santanense.

A Secretaria de Saúde, que tem como secretário, Lairton Carvalho, disponibilizou ambulância e técnicos em enfermagem para atendimento aos atletas em caso de emergência. Já a Secretaria de Obras, que tem à frente o secretário José Leal, o Thi Zé, disponibilizou água para os participantes da prova. 

Prefeita Maria José (Progressistas)

De acordo com a prefeita Maria José (Progressistas), o apoio logístico dado pelo poder público municipal de Santana do Piauí à Picos Pro Race, etapa realizada no município, é uma forma de incentivar o esporte em todas as suas modalidades. Segundo a gestora, todos os anos, desde o início da prova, a gestão municipal monta um ponto de apoio dando suporte para os atletas da competição.

“Nosso apoio e suporte consistem em mostrar a importância da prática esportiva”, destacou a prefeita.

O evento também contou com a segurança da Polícia Militar do município, comandada pelo Tenente Gomes.