Página Inicial / Notícia / Geral

Conselheiros tutelares de Santana do PI participam de Capacitação Continuada em Picos

A Capacitação Continuada para Conselheiros Tutelares e Conselho de Direito, aconteceu nas dependências da Unidade Escolar Padre Madeira, centro de Picos e contou com conselheiros de toda a região.

08/12/2020 - João Rodrigues

Conselheiros tutelares de Santana do Piauí / Foto: Reprodução/Facebook

Aconteceu nos dias 03, 04 e 05, quinta, sexta e sábado, Capacitação Continuada para Conselheiros Tutelares e Conselho de Direito. O Conselho Tutelar de Santana do Piauí teve quatro representantes no evento: Fábio Moura, vice-presidente, Ana Clara, Jailson Veloso e Karoline Leal.

A Capacitação Continuada para Conselheiros Tutelares e Conselho de Direito, aconteceu nas dependências da Unidade Escolar Padre Madeira, centro de Picos..

A capacitação também foi direcionada para Assistentes Sociais, conselheiros municipais dos direitos da criança e do adolescente e membros dos centros de referências de Assistência Social.

A Capacitação Continuada está inserida dentro do projeto Escola de Conselhos do Estado do Piauí, na Formação Continuada para Conselheiros (as) de Direitos e Conselheiros (as), Tutelares do Estado do Piauí, através do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado do Piauí, em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Cidadania do Piauí.

O evento obedeceu a todas as normas de distanciamento social e de higiene, como uso de máscara e álcool em gel, para evitar a proliferação do Coronavírus, causador da COVID-19.

De acordo com o vice-presidente do Conselho Tutelar de Santana do Piauí, Fábio Moura, a capacitação, já em seu terceiro módulo, serviu para esclarecer dúvidas sobre direitos e deveres dos conselheiros tutelares em seu trabalho junto a crianças e adolescentes, em seus respectivos municípios de atuação.

“A capacitação continuada, já em seu terceiro módulo, nos norteia em quanto conselheiros tutelares, sobre nossos direitos e deveres, onde devemos atuar e onde não devemos”, Destacou o vice-presidente.

Santana do Piauí

De acordo com Fábio Moura, nesses tempos de pandemia de Coronavírus, o Conselho Tutelar de Santana do Piauí tem vivenciado um ritmo de trabalho diferenciado e recebido inúmeras denúncias relacionadas a crianças e adolescentes no município, sendo as principais relacionadas a evasão escolar, uso de entorpecentes e álcool, negligência de pais ou responsáveis para com seus filhos e outras.

“No tocante a evasão escolar, a modalidade de ensino remoto, adotado pela educação municipal, por conta da pandemia, tem gerado uma nova demanda para os conselheiros tutelares. Nossas atenções estão voltadas para a interação de alunos, pais e professores”, esclareceu o conselheiro.

Gestão municipal

Fábio Moura, também destacou a parceria da gestão da Prefeita Maria José (Progressistas), para com o Conselho Tutelar, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Segundo ele, a gestão municipal vem dando total suporte para o Conselho Tutelar, sendo que o órgão conta com uma sede estruturada, Internet, climatização e transporte.

Parceria com a Polícia Militar

Fábio Moura ainda destacou a parceria com a Polícia Militar do Município. De acordo com ele, sempre que necessário o Grupamento da Policia Militar santanense tem dado suporte às ações dos conselheiros.

Endereço

A sede do Conselho Tutelar de Santana do Piauí, fica localizada na Rua Santa Maria, Nº 141, centro da cidade.

Contato: 9 98817-7113

Aberto de segunda a sexta-feira das 07h e 30min às 11h e 30min, e das 13h e 30min ás 17h e 30min.