Página Inicial / Notícia / Cultura

Secretaria de Educação e Cultura promove Momento Cívico em Santana do Piauí

Evento foi realizado cumprindo os protocolos em saúde.

07/09/2020 - João Rodrigues

/ Foto: Folha Atual

Na manhã desta segunda-feira (07 de Setembro), Dia da Independência do Brasil, a Secretaria de Educação e Cultura de Santana do Piauí promoveu um ato de patriotismo em celebração à data – Momento Cívico. O evento que faz parte do calendário cultural do município ocorreu na Praça São Pedro, centro da cidade, de forma reduzida em razão da pandemia por Covid-19, onde as devidas medidas sanitárias foram cumpridas.

Estiveram presentes no ato, representantes do Executivo, Legislativo Santanense, Polícia Militar, secretariado e servidores municipais que respeitaram o protocolo de saúde: uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social.

Na ocasião, houve acolhida orante e momento de silêncio pelas vítimas da Covid-19 com a reflexão das palavras: Fé, Esperança e Confiança. Em seguida foi realizado o Hasteamento das Bandeiras com a participação do comandante do Grupamento de Polícia Militar, tenente Gomes (Bandeira do Piauí), prefeita Maria José (Bandeira do Brasil) e o presidente da Câmara Municipal, Antônio de Hercília.

A secretária de Educação e Cultura de Santana do Piauí, Maria Inês Rocha, destacou a representatividade do evento cultural que celebra o Dia da Independência do Brasil.

“Nos encontramos mais uma vez na Praça São Pedro para a vivência desta data histórica e marcante em que celebramos a Independência do nosso país, esse ano diferente dos celebrados em 2017, 2018 e 2019, tendo em vista que os tempos são outros. Os conceitos históricos tomaram outras dimensões e que exigem de cada um de nós que fizéssemos a escolha pela liberdade de preservar, cuidar e zelar pela nossa vida e pela vida das pessoas que amamos e recebemos. Fizemos e continuamos a fazer aquilo que nos identifica, que nos caracteriza como filhos do Brasil, filhos de Santana, procuramos assim nos 07 de Setembro trazer às ruas a nossa história, a alegria de um povo e em 2020 refletimos sobre fé, esperança e confiança”, frisou a secretária.

Momento Cívico

Em 2020, o Momento Cívico trouxe como tema: Brasil, Uma Pátria de Fé, de Esperança e Confiança. Nos anos anteriores foi promovido  o tradicional Desfile Cívico-Militar que este ano teve a programação suspensa pelo período de pandemia.

Fonte: Folha Atual