Página Inicial / Notícia / Religião

Áreas Pastorais São José e São Pedro se preparam para retorno das Missas presenciais

Depois de meses com as Missas sendo acompanhadas pelos católicos em suas casas, através das redes sociais, as Áreas Pastorais São José e São Pedro planejam o retorno das celebrações presenciais.

30/07/2020 - João Rodrigues

Matriz de São Pedro / Foto: PASCOM SANTANA

A Igreja Católica, com base nas orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), no tocante ao isolamento social, como forma de conter o avanço do Coronavírus, causador da COVID-19, e visando a preservação da saúde dos fiéis, suspendeu as celebrações das Missas presenciais, aqui no Brasil a suspenção aconteceu ainda nos primeiros meses de 2020, início da pandemia no país. A ação suspensiva também foi seguida pelas Áreas Pastorais São José (São José do Piauí), e São Pedro (Santana do Piauí), pertencentes à Paróquia São José Operário, Diocese de Picos, Piauí.

Depois de meses com as Missas sendo acompanhadas pelos católicos em suas casas, através das redes sociais, as Áreas Pastorais São José e São Pedro planejam o retorno das celebrações presenciais.

De acordo com o Pe. José Mairton, responsável pelas Áreas Pastorais São José e São Pedro, o retorno das Missas presenciais está sendo planejado com muita cautela e respeitando as restrições desse período de pandemia.

Pe. José Mairton

De acordo com o religioso, para evitar aglomeração nos templos, os fiéis de cada área pastoral, devem agendar antecipadamente suas presenças nas Missas. Em São José do Piauí o agendamento será feito nas Quintas-Feiras e Sextas-Feiras, das 08h às 12h, com Maria Rosa, pelo Whatsapp (89) 98803-8230, com Missas aos Domingos, às 09h, 17h e 19h, em Santana do Piauí, também nas Quintas-Feiras e Sexta-Feiras, das 08h às 12h, com Maria Inês, pelo Whatsapp (89) 98806-6329, com Missas aos Sábados, às 17h e 19h.

Segundo o Pe. Mairton, algumas precauções devem ser tomadas pelos fiéis durante as Missas, em especial o uso de álcool em gel, máscara facial e distanciamento social. Pessoas consideradas do grupo de risco devem acompanhar as celebrações em casa através do YouTube Igrejas São José e São Pedro, aos Sábados e Domingos às 19h.

O religioso destaca que a reabertura dos templos católicos para as Missas presenciais deverá acontecer a partir do mês de Agosto, de forma gradual. De início as celebrações acontecerão apenas nas sedes das duas áreas e sem a realização de batismo, matrimônio e eucaristia.

Pe. Mairton finalizou informando que articulações para a reabertura gradual dos templos para as Missas presenciais estão acontecendo com representantes de pastorais, com base em orientações da Diocese de Picos e do Estado. “Porque a Igreja também é chamada a cuidar da vida das pessoas, sobretudo daqueles que irão participar das Missas neste momento”, pontuou o religioso.