Página Inicial / Notícia / Saúde

Uso de máscara se tornou obrigatório no Piauí; confira as orientações!

Esta é mais uma medida adotada para enfrentamento da Covid-19.

27/04/2020 - João Rodrigues

Uso de máscara / Foto: Reprodução

Por Paula Monise

Na última quarta-feira (22), o governador Wellington Dias (PT) através do decreto n° 18.947/2020 estabeleceu o uso obrigatório de máscara de proteção fácil em todo o território estadual. O ato é uma medida preventiva de enfrentamento à Covid-19.

O decreto, recomenda à população em geral o uso de máscaras artesanais, que podem ser confeccionadas com tecidos, desde que sigam as orientações do Ministério da Saúde (clique aqui).  As mesmas devem ser utilizadas ao sair de casa, ao deslocar-se por vias públicas e/ ou espaços com aglomerações.

CONFIRA O DECRETO!

Orientações

Entre as orientações do decreto, ressalta-se que as máscaras são de uso individual e não devem ser compartilhadas entre familiares, amigos e outros. Além disso, pessoas com quadro de síndrome gripal em isolamento domiciliar, bem como, quando estiver no ambiente da casa, o seu cuidador mais próximo, devem continuar usando preferencialmente máscara cirúrgica.

Os fabricantes e distribuidores de máscaras para uso profissional devem garantir prioritariamente o suficiente abastecimento da rede de assistência e atenção à saúde e, subsidiariamente, dos profissionais dos demais serviços essenciais.

Eficácia

Estudos realizados com base nas experiências de sete países no combate à Covid-19, o uso de máscaras de proteção, juntamente com a higiene das mãos, são eficientes para retardar a propagação exponencial do coronavírus. As máscaras caseiras, cirúrgicas e N95 têm uma capacidade de bloquear o vírus entre 95,15% e 99,98%.

Fonte: ASCOM