Página Inicial / Notícia / Educação

Secretária de Educação de Santana participa de capacitação do TCE-PI sobre Educação

Evento foi sediado em Picos e reuniu gestores e controladores sociais de diversos municípios.

02/11/2019 - João Rodrigues

Secretária Maria Inês Rocha / Foto: ASCOM

Por Paula Monise

Na manhã desta sexta-feira (01) a secretária de Educação e Cultura de Santana do Piauí, Maria Inês Rocha, representou o município no Encontro Técnico TCE Educação. O evento de capacitação organizado pela Escola de Gestão de Controle Conselheiro Alcides Nunes (ECG) do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), contou com a participação de gestores e controladores sociais de diversos municípios da grande região de Picos.

O Encontro Técnico TCE Educação foi realizado no auditório da Câmara Municipal de Picos e contou com uma vasta programação de palestras e debates que fomentaram a participação da gestão e comunidade para a melhoria do ensino. Na ocasião, também foi apresentado o programa e aplicativo Piauí na Ponta do Lápis.

O respectivo programa trabalha em três frentes de atuação: na fiscalização, na gestão e na formação. O Encontro Técnico TCE Educação faz parte da vertente de formação.

O chefe da divisão de fiscalização da Educação do TCE-Piauí, Gilson Araújo, destacou a proposta do Encontro como uma oportunidade para repensar a gestão educacional pública e procurar sanar deficiências.

“Essa capacitação foi pensada para os gestores da Educação, controladores sociais, população em geral que atua, trabalha na área da educação. O Tribunal de Contas tem desenvolvido um projeto chamado Piauí na Ponta do Lápis e agora também temos o aplicativo que leva o mesmo nome. Uma das vertentes desse programa é a formação e isso representa o que estamos fazendo aqui palestras só com Educação, voltada para essas temáticas”, disse Gilson Araújo.

O conselheiro do TCE-PI, Kleber Dantas Eulálio, explicou que o Encontro é mais um mecanismo de aproximação com a gestão municipal.

“Temos mudado a postura por parte do Tribunal, até pouco tempo a preocupação era só de analisar as contas. A nossa intenção é de estar presente, de colaborar para que a gestão funcione da melhor maneira possível. Essa é uma aproximação do Tribunal com os gestores, aqui hoje vamos ter uma série de palestras, eventos, para capacitar, orientar os gestores”, enfatizou.

                      

A secretária de Educação de Santana do Piauí, Maria Inês Rocha, enfatizou a importância do evento para fomentar uma educação mais participativa e com excelência.

“Esse encontro de formação é muito importante, pois aqui são transmitidas orientações relevantes sobre a gestão escolar, aplicação de recursos, bem como reforçar o papel da comunidade como agente fiscalizado das ações educacionais. Estamos aqui para adquirir conhecimento e somar experiências para a educação santanense”, destacou a secretária.

Fonte: ASCOM