Página Inicial / Notícia / Social

Dia D do Idoso e da Pessoa com Deficiência é realizado em Santana do Piauí

Evento promoveu saúde e cidadania para a terceira idade e pessoas com deficiência.

31/10/2019 - João Rodrigues

/ Foto: ASCOM

Por Paula Monise

Um dia de ações voltadas para a promoção da saúde e cidadania. Esta foi a dinâmica do Dia “D” do Idoso e da Pessoa com Deficiência realizado nesta quarta-feira (30), em Santana do Piauí.  O evento que contou com a participação de dezenas de pessoas da sede e comunidades rurais é uma parceria da Prefeitura Municipal e das secretarias de Assistência Social e Saúde.        

O Dia “D” do Idoso e da Pessoa com Deficiência aconteceu no Ginásio Poliesportivo Chiquinho Borges, no centro da cidade. A programação incluiu a abertura solene com pronunciamento da prefeita de Santana do Piauí, Maria José de Sousa Moura, da secretária Tarciana Oliveira, assistentes sociais e usuários da política de assistência social.

CONFIRA IMAGENS DO EVENTO!

Em seguida, o público foi direcionado para as cabines informativas com orientações sobre programas e ações voltadas para o público-alvo do evento, assistência em saúde através da aferição da pressão arterial, testes de glicemia, orientação nutricional e física, cantinho da beleza e jogos. A programação do evento se estendeu até a tarde onde foram servidos lanches e um almoço em tom de confraternização.

O integrante do Grupo Viva a Vida, Mateus Leal, destacou a importância do evento para a socialização e interação dos santanenses na terceira idade.

“Faz muito tempo que acompanho o grupo de idosos, nos encontros eu me sinto muito bem. Sou uma pessoa que gosto da diversão, da alegria. Aqui brincamos, dançamos com nossos amigos, lanchamos, é uma diversão só.  Esse projeto é muito bacana, pois nós idosos necessitamos desses momentos de lazer”, disse Mateus Leal.   

O usuário do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Gilson Osmir de Sales, há mais de três anos vem sendo acompanhado pela equipe técnica do órgão. Gilson que desde o nascimento possui limitação física que dificulta os movimentos corporais do lado direito se diz acolhido e motivado com as ações desenvolvidas pelo CRAS.                              

“Eu me sinto muito feliz ao lado dessa equipe maravilhosa do CRAS, da Assistência Social. Já passei por muitos momentos difíceis na minha vida, em que me sentia envergonhado pela minha limitação física. Aqui eu me sinto acolhido, motivado e passei a perceber o quanto sou importante. Só tenho a agradecer a cada profissional que me acompanha”, frisou o usuário.

A prefeita de Santana do Piauí, Maria José de Sousa Moura, falou da alegria em proporcionar à comunidade santanense um evento de interação e garantia de direitos para o idoso e a pessoa com deficiência.

“Hoje estou imensamente feliz por ver tantas pessoas neste evento, agradecer aos santanenses das comunidades rurais que atenderam ao nosso chamado. Preparamos um evento que proporciona lazer, diversão e também informa o público sobre programas e projetos. Aqui garantimos direitos, trabalhamos a igualdade, afinal limitações todos temos”, enfatizou a prefeita.

A secretária de Assistência Social, Tarciana Oliveira, agradeceu a todas as equipes envolvidas na realização do evento.

“Hoje desenvolvemos esse projeto junto a Prefeitura Municipal e as secretarias parceiras. Em Outubro comemoramos o Dia Nacional do Idoso e da Pessoa com Deficiência, e por isso promovemos este evento que garante cidadania, através dos serviços do CRAS, Bolsa Família, serviços da Secretaria de Saúde. É um dia muito especial para nós equipe que acompanhamos esse grupo”, comemorou a secretária.

No evento, ainda foi entregue a Carteira de Prioridade para Estacionamento que permite o idoso ou pessoa com deficiência estacionar gratuitamente na Zona Azul de Picos.

MAIS IMAGENS!

 

 

MAIS IMAGENS!

 

 

 

 

 

 

 


Fonte: ASCOM