Página Inicial / Notícia / Geral

Prefeitura de Santana, associação de moradores e SISAR inauguram sistema de abastecimento de água em Lagoa dos Marcelino

A cerimônia teve início as 17h, na sede da associação.

09/10/2019 - João Rodrigues

/ Foto: João Rodrigues

A prefeitura de Santana do Piauí em parceria com a Associação de Moradores e Pequenos Agricultores de Lagoa dos Marcelino e com o Sistema Integrado de Saneamento Rural do Piauí (SISAR-PI), inaugurou na tarde desta Terça-Feira (08/10), o sistema de abastecimento d’água da comunidade Lagoa dos Marcelino. A cerimônia teve início as 17h, na sede da associação.

O evento contou com a presença da prefeita de Santana do Piauí, Maria José (Progressistas); secretários municipais: Maria Inês Rocha, Educação e Cultura; Obras, José Leal; Saúde, Francisco Carvalho; Assistência Social, Terciana Bernardes e Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Netinho Moura. Presidente da Associação de Moradores e Pequenos Agricultores de Lagoa dos Marcelino e conselheira tutelar reeleita, Lucineide Moura. Vereadores: Clarete Rabelo (MDB) e Ricardo Rodrigues (PTB). Líderes políticos: Neli Borges e Otacílio Almeida. Conselheiro tutelar eleito Fábio Moura. Gerente de operação do Instituto Coca-Cola Brasil, Rodrigo Brito; representante da fundação AVINA, Fernanda Ferreira; diretor do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí, Luiz Cláudio Lima Macedo; presidente do SISAR/PI, Olinda Joana da Conceição Barros; diretor Administrativo-Financeiro do SISAR/PI, Milton César Alves da Rocha; gerente Executivo do SISAR/PI, Jairo Meneses Bezerra e usuários do novo sistema de abastecimento hídrico.

O novo sistema de abastecimento e tratamento de água de Lagoa dos Marcelino, zona rural de Santana do Piauí, foi implantado pelo SISAR-PI em parceria com a Associação de Moradores e Pequenos Produtores locais, projeto Aliança Água + Acesso, Fundação AVINA, Instituto Coca-Cola e prefeitura municipal.

A rede hídrica atende 138 ligações domiciliares ativas, numa população de 535 pessoas, aproximadamente, garantindo melhoria na qualidade de vida, saúde preventiva e sustentabilidade social.

Prefeita Maria José (Progressistas)

De acordo com a prefeita Maria José (Progressista), a implantação da rede de abastecimento d’água na zona rural santanense, operacionalizada pelo SISAR-PI, além de levar água com qualidade às famílias beneficiadas, ainda gera economia para o município.

“Antes da chegada do SISAR a Santana, o município chegou a pagar até R$ 50.000,00 (Cinquenta Mil Reais), parcelamento do consumo dos poços tubulares da zona rural com a ELETROBRAS, com a chegada do projeto, esse valor caiu para R$ 19.000,00 (Dezenove Mil Reais)”, e esses recursos economizados estão sendo usados em outras demandas da gestão”, comemorou a gestora.

Maria José (Progressistas), aproveitou o momento para anunciar a instalação da rede de abastecimento do SISAR-PI, também na comunidade Barro. De acordo com ela o sistema já foi concluído e as pessoas daquela localidade já estão sendo beneficiadas.

Maria José (progressistas), agradeceu à comunidade Lagoa dos Marcelino, pelo pioneirismo na instalação do projeto no município e disse que saúde, educação e água de qualidade para os munícipes, são alguns dos objetivos de sua gestão.

“Uma das missões da nossa gestão é proporcionar à população melhorias visíveis em sua qualidade de vida e para isso essas parcerias são necessárias”, pontuou a gestora.

Rodrigo Brito

O Gerente de Operação do Instituto Coca-Cola Brasil, Rodrigo Brito, disse que a companhia está a mais de 70 anos no Brasil e agora também investe em meio ambiente e em acesso a água, apoiando iniciativas como a do SISAR no Piauí.

Segundo Rodrigo, ao chegar a Lagoa dos Marcelino bebeu da água fornecida pelo sistema SISAR às famílias locais e teve a oportunidade de comprovar a pureza do líquido.

“Estou muito feliz por isso e espero que esse projeto seja multiplicado para outras pessoas. Com ele ganha a prefeitura, a associação, o governo, as empresas parceiras e a população”, finalizou Rodrigo.

Fernanda Ferreira

A representante da fundação AVINA, Fernanda Ferreira, disse que a mesma surgiu há 25 anos e hoje está presente em toda a América Latina, colaborando com o desenvolvimento social em parceria com prefeituras e associações.

“Estamos em cerca de oito Estados, colaborando com projetos como esse aqui em Santana”, destacou Fernanda.

Fernanda Ferreira agradeceu a parceria dos governos estadual e municipal, em especial ao apoio da prefeita Maria José (Progressistas), na implantação do sistema hídrico no município.

Sec. Netinho Moura

O secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Netinho Moura, também morador da comunidade, agradeceu aos parceiros na instalação do sistema de abastecimento d’água da comunidade Lagoa dos Marcelino e afirmou que o novo sistema está suprindo a demanda hídrica da comunidade de forma satisfatória.

O secretário também elogiou o compromisso da prefeita Maria José (Progressistas), com a qualidade de vida do povo santanense.

“Prefeita, outros gestores irão passar por aqui, mas você está deixando sua marca em nossa comunidade, em nome dos moradores e moradoras, muito obrigado pelo abastecimento de água implantado em nossa comunidade, não tenha dúvida de que toda a população irá te agradecer por toda a vida”, afirmou agradecido o secretário.

Vereador Ricardo Rodrigues

O vereador Ricardo Rodrigues (PTB), filho da comunidade Lagoa dos Marcelino e líder governista no Legislativo municipal, parabenizou os moradores locais pela implantação do novo sistema de abastecimento de água. Para o parlamentar o novo sistema proporciona mais qualidade e economia do líquido.

“Eu, o secretário Netinho e a prefeita Maria José, observamos a má distribuição da água na comunidade e firmamos parceria com o SISAR para normatizar a demanda local, abraçamos a causa e hoje vemos os consumidores satisfeitos com o projeto, muito obrigado ao SISAR, a seus parceiros e à prefeita Maria José”, disse o parlamentar.

Karla Moura

A moradora Karla Moura, em depoimento, elogiou o abastecimento gerenciado pelo SISAR em Lagoa dos Marcelino. De acordo com ela hoje a comunidade dispõe de agua com abundancia e de qualidade.

Luiz Claudio

O diretor do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí, Luiz Cláudio Lima Macedo, destacou o sucesso do modelo de abastecimento d’água gerido pelo SISAR em todo o Piauí e elogiou a prefeita Maria José (Progressistas), por proporcionar a implantação do modelo em Santana.

“Nós temos necessidade de água de qualidade todo tempo, 24h por dia, ao contrário poderemos gerar doenças de veiculação hídrica, inclusive mortes, em especial de crianças e idosos, gerando assim gastos com saúde, por isso precisamos de um sistema como esse, com água de qualidade e com taxas que cabem no orçamento familiar, gerando maior expectativa de vida da população”, destacou Luiz Claudio.

Milton César

O diretor Administrativo-Financeiro do SISAR-PI, Milton César Alves da Rocha, natural da cidade piauiense de Santa Cruz dos Milagres, testemunhou que em seu município o projeto de abastecimento hídrico do SISAR, está implantado há dez anos e gozando de inteira aprovação da população local.

“Santa Cruz dos Milagres tem uma população de 4.000 (Quatro Mil) habitantes e recebe por ano, uma população flutuante estimada em 150.000 (Cento e Cinquenta Mil), pessoas, antes do gerenciamento hídrico do SISAR era impossível atender a demanda por água, mas hoje com a implantação do novo sistema o problema foi resolvido. De parabéns a prefeita Maria José, por trazer o sistema SISAR para este município”, pontuou Milton César.

Jairo Meneses

O gerente executivo do SISAR-PI, Jairo Meneses Bezerra, agradeceu à prefeita Maria José (Progressistas), pelo apoio na implantação do sistema SISAR no município, e disse que sua maior satisfação é ouvir moradores e presidentes de associações dizer que nas comunidades atendidas pelo sistema, a exemplo de Lagoa dos Marcelino, tem água com abundancia e de qualidade.

Jairo Meneses destacou que a comunidade Lagoa dos Marcelino recebeu uma nova rede de abastecimento d’água, sendo reaproveitado apenas o poço tubular local, o que dá uma garantia de funcionabilidade por muito tempo, contemplando as demandas atual e futura, mantendo o mesmo padrão de qualidade.

O gerente também destacou a implantação do novo sistema hídrico na comunidade Barro, de acordo com ele, aquela população também irá receber água de qualidade e de forma abundante.

Jornalista Paula Monise

A assessora de comunicação da prefeitura de Santana do Piauí e filha da comunidade Lagoa dos Marcelino, jornalista Paula Monise, também destacou as melhorias no abastecimento d’água com a implantação do sistema gerido pelo SISAR. Segundo a assessora, antes da implementação da nova rede o liquido não chegava a todas as residências, mas agora toda a demanda está sendo suprida.

Clareane Moura.

O evento foi finalizado com a declamação de um poema enaltecendo o povo e cultura do nordeste, em alusão ao 08 de Outubro, Dia do Nordestino. A declamação foi feita pela filha do secretário Netinho Moura, a estudante Clareane Moura.

Ao final foi servido um lanche para os presentes.