Página Inicial / Notícia / Geral

Prefeitura de Santana faz mobilização para combater incêndio no município

Desde o início do B.R.O.BRÓ, período mais quente do ano, que teve início no último mês de Setembro, se estendendo até o próximo mês de Dezembro, quando começa a temporada de chuvas n

02/10/2019 - João Rodrigues

/ Foto: Ascom

Desde o início do B.R.O.BRÓ, período mais quente do ano, que teve início no último mês de Setembro, se estendendo até o próximo mês de Dezembro, quando começa a temporada de chuvas na região semiárida, Santana do Piauí vem sofrendo com os constantes incêndios florestais que tem incinerado a fauna e a flora locais.

Evitar que as chamas se propaguem de forma generalizada pela mata nativa, alcancem locais habitados, destruam áreas agrícolas e criatórios de animais tem sido uma das preocupações da gestão “Uma Santana Melhor para Todos”, da prefeita Maria José (Progressistas).

Nesta Terça-Feira (01/10), a prefeitura, através das secretarias de Obras e de Agricultura e Recursos Hídricos, mobilizou a patrulha mecânica do município em combate a um incêndio ás margens da PI-375, nas imediações do perímetro urbano santanense. Dezenas de moradores locais participaram do mutirão.

De acordo com o secretário de Obras, José Leal, na mobilização foram empregados a Pá Carregadeira e o carro-pipa do município e a mão de obra de voluntários locais.

“Estive na zona de combate ao fogo coordenando os trabalhos de debelação das chamas, desde a tarde, até por volta das 22h. Enquanto a Pá Carregadeira abria o variante, o carro-pipa, através de dezenas de voluntários, fazia o rescaldo na área atingida. As chamas foram controladas”, disse o secretário.

Ainda de acordo com José Leal, a equipe de combate a incêndio no município, ficará montada até o final do período seco, para evitar que eventuais incêndios se alastrem pelo município.

O incêndio acima citado é o mesmo que atingiu as localidades Engano dos Porém e Engano dos Rodrigues, e ainda a comunidade quilombola Timóteo (Aldeia), zona rural do município. Nesta última, a mais prejudicada, o auxílio da prefeitura também se fez necessário e foi utilizado.