Página Inicial / Notícia / Educação

Alunos destaques da U.E. Pascoal Borges são premiados na etapa escolar da 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa

Solenidade tem por objetivo parabenizar os alunos vencedores na etapa escolar, bem como estimular novas produções.

21/09/2019 - João Rodrigues

/ Foto: Cidades na Net

A Escola Municipal Pascoal Borges na cidade de Santana do Piauí, realizou na tarde desta sexta-feira (20), a entrega de certificados e premiações em homenagem e reconhecimento pelo desempenho e destaque na etapa escolar da 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa.  A solenidade foi conduzida pela coordenadora da unidade de ensino Sandra Leal e marcada inicialmente com gesto de cidadania com execução do Hino Municipal.

A solenidade teve a composição da mesa de honra formada pela prefeita Maria José; a secretária de Educação, Maria Inês Leal; a diretora Eva Tereza; a coordenadora geral, Elizete Leal; Maria do Carmo Pinheiro; Marília representando Francisca das Chagas Sousa; a professora Denísia Borges Leal; o professor Arnaldo Rocha e Maria Aurilene de Sousa.

Na etapa escolar foram destaques, na categoria poema, com tema central “O lugar onde vivo”, os alunos do 5º ano B, Isaac José da Rocha Leal e Zayra Sousa Gonçalves. Na ocasião a diretora da escola, Eva Rocha, fez seus cumprimentos e externou felicidade pela contemplação e bom desempenho dos discentes.

“Sinto-me feliz em proporcionar esse momento de homenagem e agradecimento aos nossos alunos destaques vencedores da Olimpíada de Língua Portuguesa na etapa escolar e selar esse vínculo de amizade e pertença que nos integra como comunidade educativa. A proposta educacional escolar tem como princípio a formação do ser humano. A OLP é um concurso que oportuniza ao aluno o contato com diferentes gêneros literários ao tempo em que desenvolve a leitura e a escrita bem como o conhecimento da vivências locais. Agradecemos a todos que colaboraram com esse momento solene, em especial a toda equipe escolar”, discursou parabenizando.

A secretária de Educação, Maria Inês Leal, também usou a palavra para deixar uma mensagem de recomendação e reconhecimento pelos patamares alcançados.

“A Educação é fundamental para o sucesso e formação do cidadão e foi acreditando nesse princípio que a Escola Professor Pascoal Borges Leal participou da sexta edição na categoria poema. O tema “O lugar onde vivo” proporciona aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania. A premiação é para vocês. Quero parabenizar a equipe da escola que trabalhou o passo a passo com muitas atividades riquíssimas. Ficou a aprendizagem e todos estão de parabéns”, disse a secretária.

A prefeita, Maria José, parabenizou os alunos e agradeceu aos professores envolvidos no projetos e todo corpo docente da unidade escolar.

“Quero parabenizar o Isaac e Zayra e todos os que se empenharam. Aos professores que se dedicaram e pedir que os demais alunos nos próximos anos e etapas tenham mais empenho. Digo que o que depender da gestão estaremos favorecendo para que esses momentos aconteçam. Tivemos produções belíssimas e parabenizo eles dois que foram agraciados com as honrarias. Deus abençoe vocês e continuem estudando mais e, com fé em Deus estaremos na etapa estadual”, elogiou Maria José.

Aluna homenageada como destaque, Zayra de Sousa Gonçalves, do 5º ano, autora do poema Minha cidade, meu orgulho, falou da inspiração e agradeceu ao professor orientador.

“Minha mãe que ajudou muito e agradeço a ela, ao meu pai e minha família inteira. O professor Arnaldo ajudou muito e foi quem mais inspirou e me fez conseguir elaborar um poema tão bonito. Agradeço a todos que me ajudaram”, disse Zayra.

O professor orientador, Arnaldo Rocha, que trabalhou na orientação da aluna Zayra explicou sobre o processo de preparação de acordo com as etapas.

“Desenvolvemos as oficinas conforme orienta as olimpíadas na execução do projeto. Fizemos 14 oficinas em sala de aula com as fórmulas de como elaborar o poema. As etapas de escrita, reescrita e edição final no mês de junho. No mês de agosto a etapa de escolha pela escola com os melhores poemas que foram o de Isaac e Zayra com tema “O lugar onde vivo”, disse.

A professora, Denísia Borges Leal, foi orientadora do poema Santana do Piaui esse é o meu lugar de autoria do aluno, Isaac José da Rocha Leal. A orientadora elogiou o garoto por se mostrar sempre empenhado.

“Foi muito bom porque ele é um aluno muito atencioso e prestativo. Quando explicávamos o que seria desenvolvido nas etapas ele sempre procurava tirar suas dúvidas indo até o professor, ligando as vezes, perguntando quais os passos que devia seguir. Ele é muito prestativo e não perde tempo. No momento da explicação ele está antenado e gosta de dar seu ponto de vista. Ele é um aluno nota dez e certamente terá um futuro brilhante”, revelou a professora  e orientadora, Denísia Borges.

Conheça os demais alunos que produziram trabalhos
Alunos vencedores na etapa municipal

Categoria – POEMA

Isaac José da Rocha Leal/ Escola Professor Pascoal Borges Leal

———————————————————————————————————-

Categoria – MEMÓRIA LITERÁRIA

Ellen Cristina Rodrigues de Sousa/ Escola Severo Maria Eulálio

——————————————————————————————————————————

Categoria – CRÔNICA

Lygia Maria dos Santos Ferreira/ Escola Severo Maria Eulálio

——————————————————————————————————————————

Categoria – DOCUMENTÁRIO

Carlos Daniel dos Santos Soares/ Escola Estadual Prefeito Chico Borges

Maria Daniel Araújo Leal/ Escola Estadual Prefeito Chico Borges

Maria Denisia da Silva Lima/ Escola Estadual Prefeito Chico Borges

Alunos vencedores na etapa escolar

Categoria – POEMA

Helane de Moura/ Escola Armínio Monteiro

Carina dos Santos Lima/ Escola Antônio Mariano

Felipe Rodrigues de Brito/ Escola Ferreira Santos Brito

Isaac José da Rocha Leal/ Escola Professor Pascoal Borges Leal

———————————————————————————————————-

Categoria – MEMÓRIA LITERÁRIA

Andermaysson Brito de Sousa / Escola Ferreira Santos Brito

Ellen Cristina Rodrigues de Sousa/ Escola Severo Maria Eulálio

———————————————————————————————————-

Categoria – CRÔNICA

Verilândia Rodrigues de Brito/ Escola Ferreira Santos Brito

Lygia Maria dos Santos Ferreira/ Escola Severo Maria Eulálio

———————————————————————————————————-

Categoria – DOCUMENTÁRIO

Carlos Daniel dos Santos Soares/ Escola Estadual Prefeito Chico Borges

Maria Daniel Araújo Leal/ Escola Estadual Prefeito Chico Borges

Maria Denisia da Silva Lima/ Escola Estadual Prefeito Chico Borges

Fonte: Ascom / Santana do Piauí

Veja mais fotos:

FONTE: Cidadesnanet