Página Inicial / Notícia / Economia

Prefeitura de Santana realizou curso de doces e salgados em Lagoa dos Marcelino; veja

O curso para 18 pessoas, foi ministrado, na sede da associação, pela Gastrônoma altoense e instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Gerlândia Santos.

16/08/2019 - João Rodrigues

Turma concludente o curso de doces e salgados / Foto: João Rodrigues

A Prefeitura de Santana do Piauí, através da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos, em parceria com a Associação de Produtores de Lagoa dos Marcelino, promoveu o curso de culinária, com especialidade em doces e salgados. O curso para 18 pessoas, foi ministrado, na sede da associação, pela Gastrônoma altoense e instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Gerlândia Santos.

A conclusão do curso aconteceu na tarde desta Sexta-Feira (16), com exposição e degustação de doces e salgados, na sede da Associação de Produtores de Lagoa dos Marcelino, e contou com a presença da Prefeita Maria José (Progressistas), Secretário de Agricultura, Netinho Moura e o mobilizador do SENAR para a região de Picos, Paulo Dantas.

Gerlândia Santos

Gerlândia Santos, avaliou como positiva a participação dos alunos no curso de gastronomia. De acordo com a Gastrônoma eles tem talento, boa vontade e agora conhecimento das técnicas de produção de doces e salgados.

“Agora com os conhecimentos adquiridos no curso, os participantes poderão produzir seus produtos e comercializarem no mercado local, incrementando assim, seus rendimentos financeiros”, pontuou a instrutora.

Maria Helena

Maria Helena Leal Rocha é uma das concludentes do curso, ela disse que já fornece doces e salgados para uma lanchonete na cidade de Santana do Piauí, e agora, continuou ela, com o conhecimento adquirido no treinamento, será possível melhorar a produção e incrementar a renda familiar.

Paulo Dantas

O mobilizador do SENAR, Paulo Dantas, disse que o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, tem a função de levar cursos para a área rural. Sendo que o curso de doces e salgados, continuou ele, foi solicitado pela Prefeitura Municipal de Santana do Piauí.

“Os participantes do curso de doces e salgados estão de parabéns pelo desempenho e aprendizado, e a prefeitura já está solicitando ao SENAR outros cursos asserem realizados no município, a exemplo de artesanato com material reciclado e aproveitamento de alimentos”, adiantou o mobilizador.

Prefeita Maria José (Progressistas)

Para a Prefeita Maria José (Progressistas), a finalidade do curso de doces e salgados, foi levar mais conhecimentos aos participantes, para que, com as novas técnicas, esses alunos possam melhorar sua renda.

“Nosso objetivo é esse, fazer com que as famílias santanenses tenham outras fontes de renda, melhorando assim sua qualidade de vida e movimentando a economia do município. Já estamos pensando em outros cursos, que posteriormente, também serão ministrados aqui”, destacou a gestora.

Secretário de Agricultura, Netinho Moura

O Secretário de Agricultura, Netinho Moura, confirmou que outros cursos de capacitação serão ministrados na Associação de Produtores de Lagoa dos Marcelino, citando como exemplo, apicultura básica, cujas inscrições já estão abertas.

“O SENAR se disponibiliza para ministrar outros cursos aqui no município, em diversas áreas, cursos estes que estarão melhorando a vida do nosso povo”, informou o secretário.

Segundo Netinho, a apicultura é uma das principais cadeias produtivas do município, ao lado da mandiocultura, e o apicultor interessado em participar do curso, deve fazer sua inscrição na Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos, na sede do município, ou na Associação de Produtores de Lagoa dos Marcelino.

O secretário pontuou agradecendo o apoio da Prefeita Maria José (Progressistas) na realização do curso de doces e salgados, de acordo com ele a gestora tem um reconhecido trabalho em prol da coletividade santanense.