Página Inicial / Notícia / Religião

Área Pastoral São Pedro Celebra Festa da Ascensão do Senhor, Envio das Imagens de São Pedro e o LIII Dia Mundial das Comunicações Sociais

A Área Pastoral São Pedro, que compreende o Município de Santana do Piauí-PI, celebrou, neste último sábado, 01/06, em praça pública, às 19:00h, a Festa da Ascensão do Senhor, a so

03/06/2019 - João Rodrigues

/ Foto: PASCOM-SANTANA

Por Diogo Rocha

A Área Pastoral São Pedro, que compreende o Município de Santana do Piauí-PI, celebrou, neste último sábado, 01/06, em praça pública, às 19:00h, a Festa da Ascensão do Senhor, a solenidade de envio das imagens de São Pedro, e o LIII Dia Mundial das Comunicações Sociais, cuja celebração foi presidida pelo Pe José Mairton, vigário paroquial da Paróquia de São José Operário, reunindo centenas de fiéis.

A Ascensão de Cristo (02 de junho) celebra a subida de Jesus ao céu 40 dias após sua ressurreição. O período conclui a presença de Cristo no contexto histórico e inaugura a história da Igreja. Por sua vez, a ato solene de envio das imagens de São Pedro para peregrinação inaugura o início das atividades para as festividades deste santo padroeiro, em Santana do Piauí.


Ademais, o LIII Dia Mundial das Comunicações Sociais é celebrado no mesmo dia da Festa da Ascensão do Senhor. Anualmente, mais precisamente no dia 24 de janeiro, dia de São Francisco de Sales, padroeiro dos comunicadores, a Igreja Católica, através do pontífice, envia um carta para celebração do dia Mundial das Comunicações Sociais. Neste ano a carta, escrita pelo Papa Francisco, teve como tema: "somos membros uns dos outros (Ef. 4, 25): das comunidades de redes sociais à comunidade humana".


No momento da homilia, o Pe. José Mairton, ressaltou que, a exemplo dos apóstolos, que presenciaram o Senhor subir aos céus, os fiéis devem, religiosamente, ir à Igreja para que os os corações e os pensamentos sejam voltados para o alto, a elevar o espírito, a vida para Deus.  Outrossim, o sacerdote destacou a importância do LIII Dia Mundial das Comunicações Sociais, aduzindo que "os jornalistas devem ser os porta-vozes da verdade, devendo, através da missão de comunicar, serem promotores da justiça. Quando temos a Pascom, a gente deve aproveitar os espaços da comunicação para que a nossa evangelização também aconteça nos meios de comunicação".


Ao final, no momento de Ação de Graças, a integrante da Pastoral da Comunicação, Monique Leal, explanou para os fiéis presentes o conteúdo da carta e os integrantes da PASCOM foram apresentados pelo pároco à comunidade. 

Fonte: Pascom Santana

Fotos: Valderi Sousa