Página Inicial / Notícia / Geral

21 candidatos se inscreveram para conselheiro tutelar em Santana do PI; saiba quem são

As inscrições foram abertas de 05 de Abril a 03 de Maio e reabertas de 20 a 24 de Maio.

29/05/2019 - João Rodrigues

/ Foto: Reprodução

21 candidatos se inscreveram para disputar as cinco vagas disponíveis para conselheiro tutelar em Santana do Piauí. Uma concorrência de 4,2 candidatos por vaga.

Dos inscritos 13 são do sexo feminino e 08 do sexo masculino. Desses 07 residem na zona rural e 14 na sede do município.

As inscrições foram abertas de 05 de Abril a 03 de Maio e reabertas de 20 a 24 de Maio.

Caso nenhum candidato seja impugnado, sendo que o prazo de impugnação de candidaturas, notificação de candidatos impugnados, defesa, análise e decisão, interposição de recurso, análise e decisão dos recursos, vai de 29 de Maio a 28 de Junho de 2019, os mesmos deverão ser submetidos a avaliação de múltipla escolha de caráter eliminatório referente ao conhecimento do ECA.  

Depois da interposição de recursos em 01 de Julho, a lista de candidatos habilitados será divulgada no dia 03 do mesmo mês.

Além dos eleitos 05 suplentes ficarão classificados por quantidade de votos.

As eleições unificadas para conselheiro tutelar acontecerão no próximo dia 06 de Outubro em todo o Brasil. Os eleitos serão empossados em 10 de Janeiro de 2020 para um mandato de 04 anos (2020 a 2024).

A relação preliminar de inscritos (Edital), foi divulgada pela Prefeitura de Santana do Piauí, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

De acordo com o CMDCA, o Conselho Tutelar é um órgão permanente, autônomo, encarregado pela comunidade para zelar pelos direitos da criança e do adolescente, composto por 05 conselheiros eleito pelo voto direto e secreto para um mandato de 04 anos, sendo que cada eleitor pode votar em apenas um único candidato.

Confira abaixo lista de inscritos e calendário referente ao Edital: