Página Inicial / Notícia / Geral

Caminhada contra abuso e exploração de menores é realizada em Santana do PI

O evento é em alusão ao 18 de Maio, Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

17/05/2019 - João Rodrigues

Mobilização nas comunidades / Foto: ASCOM

Por Paula Monise

Na manhã desta quinta-feira (16) a Prefeitura de Santana do Piauí e o Conselho Tutelar realizaram mobilização nas comunidades rurais em alusão ao 18 de Maio, Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

A mobilização através de caminhada percorreu as localidades de Lagoa Seca e Barro, conscientizando a população sobre a data e a importância de denunciar esse tipo de violência tão silenciada, mas que se torna frequente nos dias atuais. Participaram do momento, a prefeita Maria José de Sousa Moura, secretários, servidores municipais e a comunidade escolar.

A presidente do Conselho Tutelar de Santana do Piauí, Lucineide Rocha, destacou que a mobilização é um instrumento para alertar os munícipes sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes.

“Conscientizar é importante. O nosso município já possui registros desse tipo de violência, algo que precisa ser denunciado. É através da denúncia que os abusadores são punidos e que os abusos são coibidos. Estamos levando essa mensagem às comunidades, aos santanenses, pois esta é a principal arma contra o abuso e a exploração sexual”, disse a presidente.

O conselheiro tutelar, Felipe Oliveira Leal, explicou que em caso de presenciar ou ter conhecimento sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes, a denúncia pode ser feita através do Disque 100 e acionando a Polícia Militar por meio do 190.

“Todos os anos nos mobilizamos na tentativa de que esses casos sejam evitados no nosso município. Se a pessoa toma conhecimento ou presencia casos desse tipo devem ser denunciados. Vamos levar esta mesma mensagem às escolas, vamos mobilizar toda a sociedade, pois a campanha é de todos nós”, frisou.

Felipe Leal ressaltou ainda que no município santanense os casos de violência sexual vem ocorrendo com mais frequência. “Já temos notificado alguns casos e tomados as providências cabíveis, levando os agressores para a Justiça”, concluiu.

A prefeita de Santana do Piauí, Maria José de Sousa Moura, reforçou que cada santanense deve se engajar na campanha, um ato de amor e cuidado pelas crianças e adolescentes.

“Todos precisamos nos engajar, levantar essa bandeira em defesa das nossas crianças e adolescentes, pois eles serão o nosso futuro da nossa sociedade”, enfatizou.

A mobilização em prol do 18 de Maio continua nesta sexta-feira (17) com caminhada na sede do município.

Fonte: ASCOM