Página Inicial / Notícia / Economia

Prefeitura de Santana e ADAPI redobram atenção para evitar Peste Suína no município

A informação é do Secretário de Agricultura, Netinho Moura, e do Técnico Agropecuário, responsável pelo escritório da ADAPI em Santana do Piauí, Geraldo Rodrigues.

03/05/2019 - João Rodrigues

/ Foto: Reprodução/Internet

Depois do Piauí registrar focos da Peste Suina Clássica, ocasionando a exterminação de vários suínos, e o Estado decretar, no último mês de Abril, situação de mergência zoosanitária no município de Lagoa do Piauí, onde focos da peste foram registrados, o município de Santana do Piauí, em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI), entra em campo para evitar que a peste também afete propriedades rurais santanenses.

A informação é do Secretário de Agricultura, Netinho Moura, e do Técnico Agropecuário, responsável pelo escritório da ADAPI em Santana do Piauí, Geraldo Rodrigues.

De acordo com Geraldo Rodrigues, uma das medidas para evitar que a Peste Suína Clássica se alastre pelo Estado é o embargo da comercialização de suínos entre os municípios do Piauí. Segundo ele, até segunda ordem, está terminantemente proibido o trânsito desses animais entre os municípios, incluido, claro, Santana do Piauí.

Tec. Agrop. Geraldo Rodrigues (Foto: WhatsApp)

"Felizmente, até agora, não foi registrado nenhum foco da Peste Suína Clássica em Santana do Piauí, sendo que o embargo faz com que o município fique de certa forma resguardado da infecção, que certamente afetaria a economia local", destacou o Técnico Agropecuário. 

Ainda de acordo com Geraldo Rodrigues, a Peste Suína, que também é conhecida como Febre Suína ou Cólera dos Porcos, é uma infecção altamente contagiosa e muitas vezes fatal entre os suínos, no entanto não afeta o ser humano. 

"Alguns dos sintomas da Peste Suína Clássica são: Hemorragia, febre alta, vômitos, diarréia e falta de apetite", pontuou Geraldo.

As informações de Geraldo Rodrigues foram endoçadas pelo Secretário de Agricultura do município Netinho Moura. 

De acordo com Netinho Moura, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura, em parceria com a ADAPI, está redobrando a atenção no campo para evitar a infecção nos criadouros locais.

Sec. de Agricultura, Netinho Moura (Foto: João Rodrigues)

"Todos os esforços estão sendo feitos no sentido de evitar a entrada da Peste Suina Clássica no município. A preocupação da gestão municipal, que tem a frente a Prefeita Maria José (Progressistas), é que a infecção adentre os domínios do município e cause prejuízos aos criadores de suínos, afetando assim a economia local", ressaltou Netinho.

Netinho Moura finaliza informando que, em caso de dúvidas, por parte dos criadores de suínos locais, os mesmos devem procurar o escritório da ADAPI em Santana, localizado no prédio da Secretaria de Agricultura, centro da cidade.