Página Inicial / Notícia / Religião

Marcando o Início da Quaresma, Igreja São Pedro Celebra Missa na Quarta-feira de Cinzas

A Área Pastoral São Pedro, Paróquia São José Operário, celebrou, hoje, 06/03, às 9:00h, na Igreja São Pedro, em Santana do Piauí, a Santa Missa Solene da Quarta-Feira de Cinzas, marcando

07/03/2019 - João Rodrigues

/ Foto: PASCOM-SANTANA

Por Diogo Rocha

A Área Pastoral São Pedro, Paróquia São José Operário, celebrou, hoje, 06/03, às 9:00h, na Igreja São Pedro, em Santana do Piauí, a Santa Missa Solene da Quarta-Feira de Cinzas, marcando o início do período quaresmal. A celebração reuniu uma multidão de fiéis e foi presidida pelo Pe. José Mairton, vigário paroquial.


A Quarta-feira de Cinzas é o primeiro dia da Quaresma, ou seja, dos 40 dias nos quais a Igreja chama os fiéis a se converterem e a se prepararem verdadeiramente para viver os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo durante a Semana Santa.

O Pe. José Mairton, em sua homilia, ressaltou que "todos os anos nós iniciamos esse tempo de preparação para celebrar o tríduo pascal, os três dias em que nós vivemos a nossa fé por Cristo crucificado, mas, sobretudo, Cristo ressuscitado. É uma festa tão grande, tão importante para nós, que, assim como no Advento, que a gente se prepara para o nascimento do menino Jesus, nós também nos preparamos para a sua morte e ressurreição.  


Ato contínuo, sendo um momento bem peculiar desta celebração, houve a benção e a imposição das cinzas, obtidas da queima dos ramos usados no Domingo de Ramos do ano anterior, sobre os fiéis presentes em forma de cruz, simbolizando o estado de penitência que o fiel deverá guardar nos quarenta dias seguintes, bem como representa a fragilidade humana.

Na oportunidade, em sintonia com a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), foi lançada a Campanha da Fraternidade (CF) 2019, cujo tema é "Fraternidade e Políticas Públicas" e lema: "serás libertado pelo direito e pela justiça"

Fonte: Pascom Santana

Fotos: Valderi Sousa