Página Inicial / Notícia / Cultura

Preto Massa celebra cinco anos com noite cultural em praça pública

A noite cultural contou com diversas atrações, dentre elas dança, Balé, Hip Hop e Capoeira. Além do som do Projeto Bate Latas, que se apresentou com a participação do músico picoense Jorginho.

02/12/2018 - João Rodrigues

/ Foto: João Rodrigues

A noite desta Sexta-Feira (30), foi de celebração. O Projeto Preto Massa leveu centenas de pessoas à Praça São Pedro, centro de Santana do Piauí, para comemorar seus cinco anos de atuação no município. Fundado pela acadêmica em História e ativista social, Leonora Silva, o projeto foi fundado para concientizar e fortalecer a participação do negro na sociedade local, dizendo não à segregação e ao preconceito racial e sim à igualdade social.

Além da fundadora, hoje o Preto Massa tem entre seus coordenadores, Rony Silva, Leanderson Silva e Liomara Silva. Além de dezenas de voluntários.

A noite cultural contou com diversas atrações, dentre elas dança, Balé, Hip Hop e Capoeira. Além do som do Projeto Bate Latas, que se apresentou com a partcipação do músico picoense Jorginho.

De acordo com Leonora Silva, o projeto, que hoje completa cinco anos de vida, nasceu com a missão de lutar contra o racismo, levando, através de palestras, concientização sobre identidade, cultura e religiosidade negra até as escolas do município.

Leonora Silva

"Sentir na pele o peso do preconceito por ser negra e ver outras pessoas sofrerem a mesma discriminação, e até mesmo não aceitarem sua identidade racial, me deu motivação para fundar o Preto Massa, que ao longo dos últimos cinco anos, com luta, garra e determinação, vem aos poucos mudadndo essa realidade aqui em Santana", confidenciou a ativista social.

Leonora Silva pontuou lembrando o apoio que o Preto Massa vem recebendo da atual administração municipal. Segundo ela a gestão da Prefeita Maria José (Progressistas), através da Secretaria de Assistência Social, vem dando atenção especial ao projeto desde 2017, primeiro ano de sua gestão.