Página Inicial / Notícia / Cultura

7 de Setembro terá vasta programação de atividades em Santana do Piauí

Programação tem início às 6h com os vaqueiros e segue até às 18h com o Momento Cultural.

02/09/2018 - João Rodrigues

Desfile Cívico / Foto: ASCOM

Por Paula Monise 

O “7 de Setembro”, em Santana do Piauí, promete entrar para a história dos grandes eventos culturais promovidos no município. Com uma vasta programação de atividades que regastam a cultura do vaqueiro e o patriotismo brasileiro, a Festa da Independência é uma organização da Prefeitura de Santana do Piauí que tem à frente a gestora, Maria José de Sousa Moura, e das secretarias municipais.

Em 2018, segunda edição do evento realizada pela gestão “Uma Cidade Melhor para Todos”, a programação tem início logo às 6h30min, na comunidade Barro, com a concentração da vaqueirama local e de outros municípios, bem como será ofertado o café da manhã. Ainda na referida comunidade, às 7h, na quadra poliespostiva, será presidida uma Missa em Ação de Graças dedicada aos vaqueiros.

Em seguida, às 8h00, os vaqueiros saem em cavalgada – XII Cavalgada de Santana do Piauí, que tem como rota as principais comunidades rurais com destino a Praça São Pedro, centro da cidade. Às 12h00, os vaqueiros que participaram do momento se confraternizarão em um almoço, no Restaurante Geminiano Brito, que terá a animação do repentista reconhecido regionalmente o “Galego Aboiador”.

A programação de atividades em alusão ao 7 de Setembro continua no turno da tarde, às 16h30min, com o Desfile Cívico. O tema central do Desfile da Independência é “Brasil: Pátria Amada!. Doze pelotões formados pelas secretarias municipais e setores da sociedade civil organizada sairão em marcha pelas ruas da cidade, tendo como ponto principal a Praça São Pedro.

O Desfile Cívico trará em cada pelotão as riquezas do país, destacando as potencialidades de cada região.

Encerrando a programação do Desfile da Independência, às 18h00, será promovido o Momento Cultural com a Banda Chocalho na Praça São Pedro.

A prefeita de Santana do Piauí, Maria José de Sousa Moura, ressaltou que a Festa da Independência vem sendo preparada com muita dedicação e o resultado final promete encantar os santanenses e visitantes.

“O 7 de Setembro promete ser único para nossa cidade. Estamos preparando tudo com muito empenho. Acredito que todos os eventos irão encantar os santanenses e visitantes porque a estrela maior de tudo isso é o santanense, ele que será o protagonista principal em cada momento”, afirmou a prefeita.

Ordem de Desfile dos pelotões

1-Secretária Municipal de Educação e Cultura;

2- Secretária Municipal de Administração e Finanças;

3- Secretária Municipal de Assistência Social;

4- Secretária Municipal de Agricultura;

6- Secretária Municipal de Esporte e Lazer.

7- Secretária Municipal de Obras;

8- Pelotão Juventude Missionária

9- Pelotão 3º BEC

10- Motoqueiros

11- Cavalaria

12- Frota de Veículos

Ensaio de ruas

A preparação do Desfile Cívico segue movimentando o município com os ensaios de rua. Os alunos da rede municipal de ensino saem às ruas com o apoio musical da Fanfarram e emocionam os santanenses por onde passam.

A comunidade educativa está sendo instruída pelo 3º Batalhão de Engenharia de Construção sobre o posicionamento dentro dos pelotões.  

Fonte: ASCOM