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Xô, Celulite! Estratégias Nutricionais para combater este mal.

Hoje vamos falar deste probleminha que nos acompanha, não é mesmo?!

22/07/2017 - João Rodrigues

/ Foto: Reprodução

Olá amores e amoras!

Hoje vamos falar deste probleminha que nos acompanha, não é mesmo?!

Então vem comigo conhecer um pouco mais sobre a celulite, os graus e também as estratégias nutricionais eficazes, para combater este mal, que mais utilizo no consultório e que garante resultados satisfatórios.

A lipodistrofia ginóide, conhecida popularmente por celulite, está na lista dos piores pesadelos das mulheres, pois deixam a nossa pele com aquela textura de casca de laranja e, o problema, geralmente, é causado por mais de uma razão. É caracterizada como uma alteração estética na região cutânea superficial acompanhada de alterações no metabolismo hídrico.

Apesar de ser uma alteração multifatorial, ou seja, que tem vários fatores relacionados sabe-se que cerca de 80% dos casos são causados por questões de hábitos de vida como, fumo, intestino preso, má alimentação e sedentarismo. O restante é causado por predisposição genética e alterações hormonais. Então tem solução, não é mesmo?!

A Lipodistrofia Ginóide possui alguns graus, estão mostrados a seguir. Qual o seu? O grau da sua celulite é proporcional ao cuidado que está tendo com a sua saúde

Algumas características da alimentação podem favorecer o aparecimento ou agravamento:

-  Constipação Intestinal;

-  Consumo de doces e açúcares simples, pois aumentam o volume de água dentro dos adipócitos, e consequentemente, favorecem o surgimento dos temidos “furinhos”;

- Consumo em excesso de sódio;

- Baixa ingestão de água;

- Sedentarismo.

Tratamento

1.      Arroz integral – contém fibras, vitaminas do complexo B e minerais que favorecem o bom funcionamento do intestino.

2.      Aveia - rica em silício, reorganiza as fibras de sustentação dos tecidos e previne os furinhos.

3.      Azeite de oliva - tem ação anti-inflamatória e, associado ao óleo de linhaça, tem efeito potencializado.

4.      Castanha do pará - contém selênio, antioxidante que atua contra o envelhecimento da pele.

5.      Folhas verdes escuras - melhoram a circulação e desintoxicam.

6.      Maçã - é fonte de pectina, fibra que neutraliza toxinas.

7.      Ingestão hídrica – no mínimo 2 litros por dia

8.      Suplementos alimentares a base de colágeno

9.      Exercício físico – Aeróbicos + Musculação

 

Vamos juntas colocar em prática todas essas estratégias? Tão simples, mas eficazes pode ter certeza!

Cuide de você! A sua saúde depende exclusivamente das escolhas que faz durante a vida.

Comente se ficou alguma dúvida, estarei à disposição para esclarecer.

Beijoos da Marina Borges